evolução (3).gif

Modalidades dos eSports

Por Ian Godas

Conhecer as principais modalidades do eSport e entender o que está em jogo é o primeiro passo para entrar neste universo. Sabendo disso criamos este guia para apresentar brevemente cada uma delas.

MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
 

moba.png

Do que se trata: É uma das modalidades mais populares. São jogos que misturam elementos de estratégia e ação. Normalmente cada time é composto por 5 jogadores e cada equipe possui uma base a qual deve defender enquanto ataca a base inimiga. Os jogadores são divididos em “lanes” que são rotas para o território inimigo. Ganha quem destruir a base inimiga primeiro.

Títulos famosos: League Of Legends (LoL) , Dota 2

FPS (First Person Shooter)

FPS (1).jpg

Do que se trata: São jogos de tiro na perspectiva do jogador em primeira pessoa. Na maioria dos jogos, os times também são compostos por 5 jogadores e os objetivos variam de acordo com o jogo. Mas os mais comuns são, desarmar ou armar bombas, atravessar o mapa carregando o objetivo enquanto o outro time tenta impedir ou simplesmente eliminar o time inimigo.

Títulos famosos: Counter Strike (CS), Rainbow Six (R6), Overwatch e Valorant

Battle Royale

battle royale.jpg

Do que se trata: Modalidade pode ser jogada individualmente ou em equipe de 4 jogadores. Em um mapa, que vai diminuindo com o tempo, cerca de 100 jogadores caem de paraquedas e o objetivo é sobreviver. Ganha a última equipe ou jogador sobrevivente. Os elementos variam de acordo com o jogo.

Títulos famosos: PUBG (Player Unknows Battlegrounds), Warzone, Fortnite e Free Fire

Esportes

ESPORTES.jpg

Do que se trata: Como o próprio nome já diz, são campeonatos de jogos que simulam os mais variados esportes tradicionais como futebol, basquete, futebol americano entre outros. Podem ser jogados individualmente ou em dupla.

Títulos famosos: FIFA, PES, MADDEN, NBA 2K21 (lançado recentemente)

Design%20sem%20nome%20(1)_edited.jpg

Simuladores

Do que se trata: São jogos onde os competidores entram em disputas de corridas em diversas modalidades, como Formula 1, Nascar, Motogp e Fórmula Truck. A ideia é simular a realidade para que pilotos e entusiastas possam ter um gostinho do mundo das corridas.

Títulos famosos: F1, Assetto Corsa, Gran Turismo , Automobilista