HISTÓRIA DOS ESPORTS

1958

O desenvolvimento dos jogos eletrônicos teve início em meados de 1958.

1972

Foi o ano que ocorreu a primeira competição esportiva eletrônica, na Universidade Stanford, na Califórnia, quando alunos organizaram uma disputa de Spacewar (um dos pioneiros entre os jogos de computador), cujo nome oficial foi “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar”. Bruce Baumgart venceu cinco competidores e ganhou, como prêmio, um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

1980

Oito anos depois, a empresa Atari, fabricante que popularizou o videogame, organizou o “Space Invaders Championship”, considerada a primeira competição de esporte eletrônico em larga escala, com aproximadamente 10 mil participantes de várias partes dos Estados Unidos.

1981

Neste ano foi fundada a Twin Galaxies, organização criada com o objetivo de catalogar recordes de jogos eletrônicos. Ao longo dessa década, ocorreram diversas competições.

1990

A empresa Nitendo deu um enorme passo no mundo dos eSports, quando criou o “Nintendo World Championships”, torneio que elegeu o melhor campeonato da década. Com etapas realizadas em várias cidades dos Estados Unidos, a final ocorreu na Califórnia, onde vencedor ganhou uma televisão e 10 mil dólares.

1994

A segunda edição da competição, a Nitendo PowerFest’ 94, foi realizada.

2000

A partir da década de 2000, a tecnologia ficou cada vez mais poderosa, com a internet ainda mais acessível, e a Eletronic Sports League (ESL), considerada a maior marca do mundo a promover jogos e campeonatos online e offline, foi fundada.

Space Invaders Championship

Nintendo World Championships

Foto:  Crédito - Reprodução /  Cbesports

Foto:  Crédito - Reprodução /  IGN Brasil

Bruce Baumgart

Foto:  Crédito - Reprodução /  Cbesports

Twin Galaxies

Foto:  Crédito - Reprodução /  Twingalaxies

Nintendo PowerFest' 94

Foto:  Crédito - Reprodução /  Alchetron

Leia a próxima matéria